sábado, 28 de outubro de 2017

Texto de 3 mil anos confirma a existência dos míticos "povos do mar".

TEMIDOS MARINHEIROS NAVEGARAM PELO MEDITERRÂNEO 1.200 ANOS ANTES DE CRISTO. 

Há mais de 3 mil anos, na Anatólia (atual território da Turquia), existiu Mira, uma das várias cidades que formavam o reino de Arzawa, uma confederação de reinados cujas origens remontam ao ano 1.430 a.C..

Recentemente, especialistas conseguiram decifrar uma lousa de pedra muito antiga, que contém descrições sobre o que muitos historiadores consideravam uma narrativa mitológica: a história dos “povos do mar”.
Decifrar esse texto foi possível graças ao empenho dos pesquisadores, que tiveram que entender e interpretar o luvita, ou lúvia, uma língua morta que era falada na região ocidental da península anatoliana.


A inscrição narra a ascensão do rei Kupanta-Kurunta ao trono de Mira, depois da morte de seu pai, o rei Mashuittas. Nela, é enfatizado o controle que ele exerceu sobre Troia e a conquista de uma cidade localizada no atual território de Israel.

Os chamados “povos do mar” representam uma misteriosa confederação de marinheiros, que atacaram o Antigo Império do Egito, entre outras regiões do Mediterrâneo Oriental, no final da Idade do Bronze, entre os anos 1.200 e 900 a.C..

Fonte e imagens: INFOBAE
nossa fonte: https://seuhistory.com/noticias/texto-de-3-mil-anos-confirma-existencia-dos-miticos-povos-do-mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário