sábado, 30 de dezembro de 2017

Ilha inabitada do Caribe revela inúmeras pinturas em suas cavernas.

Ilha inabitada do Caribe revela inúmeras pinturas em suas cavernas


(...) pesquisadores da Universidade de Leicester estão descrevendo as descobertas que eles fizeram após três anos de excursões nas estreitas cavernas de uma ilha do Caribe.
As cavernas, que estavam na ilha de Mona, entre a República Dominicana e Porto Rico, continham milhares de paredes nunca antes vistas, disseram os pesquisadores. E essa arte espiritual indígena deu aos cientistas um novo vislumbre da vida pré-colombiana na ilha de Mona.
“Para os milhões de povos indígenas que viviam no Caribe antes da chegada dos europeus, as cavernas representavam os portais para um mundo espiritual”, disse Jago Cooper, arqueólogo do Museu Britânico que esteve envolvido na pesquisa.
Para analisar os desenhos de cavernas, os arqueólogos tomaram raios-X e usaram datação por carbono. Eles ficaram surpresos ao descobrir que todas as obras de arte descobertas em cerca de 70 cavernas antecederam a chegada dos europeus.
“A preservação pode ser incomum porque estão em ambientes relativamente estáveis”, disse Stephen Houston, arqueólogo e antropólogo da Brown University que não trabalhou no estudo. Ele explicou que, muitas vezes, as populações indígenas tornariam a escolha óbvia para a pigmentação da caverna. Em seu estudo sobre a arte feita pelos maias em cavernas, ele descobriu que eles misturavam o carvão de suas tochas com água. Mas de acordo com esta nova pesquisa, plantas específicas e outros materiais orgânicos foram trazidos para as cavernas da ilha de Mona especificamente para fazer novas pinturas.
Na verdade, as pessoas devem ter retornado para as cavernas para adicionar novas pinturas entre os séculos 13 e 15, de acordo com o estudo. Os pesquisadores observaram que os povos indígenas da ilha de Mona acreditavam que o Sol e a Lua emergiam de baixo do solo, então explorar profundamente a rede de cavernas subterrâneas tornou-se um ato altamente espiritual.
 Muitos dos desenhos nas paredes das cavernas, alguns dos quais retratam símbolos religiosos e cerimoniais, foram feitos usando técnicas simples como esfregar ou raspar nas paredes com rochas. Como as paredes da caverna tinham uma superfície mais macia, esfregar ou raspar revelava um mineral de cor diferente abaixo.
Outras imagens das cavernas foram feitas com tintas que variam com base nos componentes únicos de cada caverna, de acordo com a pesquisa. Essas tintas continham níveis variados de carvão vegetal, fezes de morcego, plantas, minerais e material vegetal de árvores nativas.
Como os indígenas da Ilha Mona foram destruídos pelos invasores europeus, a análise física e cultural das novas pinturas rupestres é uma maneira pela qual as pessoas podem aprender sobre como eles viveram.

nossa fonte: https://climatologiageografica.com/ilha-inabitada-do-caribe-revela-inumeras-pinturas-em-suas-cavernas/




Nenhum comentário:

Postar um comentário