terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Descoberta arqueológica em Jerusalém confirma relato bíblico.

ISRAEL

Arqueólogos estão surpresos com a descoberta de um pequeno selo de argila em Jerusalém. Trata-se de uma peça do tamanho de um pequeno botão, com uma gravação que confirma a existência histórica do governador da cidade, cargo citado várias vezes na Bíblia. A peça foi encontrada durante uma série de escavações na Praça do Muro das Lamentações. A Autoridade de Antiguidades de Israel afirmou que a diminuta peça de argila tem aproximadamente 2.700 anos de idade e pertence ao período denominado Primeiro Templo.


O selo, que foi achado entre as ruínas de um edifício do século VII ou VI a.C., tem impresso um desenho de duas pessoas, uma de frente à outra, e seus rostos não possuem detalhes que permitam identificá-las. Na parte inferior, existe uma inscrição em hebreu antigo que diz: “Pertencente ao governador da cidade”.
Segundo explicaram os professores Tallay Ornan e Benjamin Sass, da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv, respectivamente, a inscrição faz referência a um título que “é conhecido pela Bíblia e por documentos extrabíblicos e é aplicado a um oficial designado pelo rei”. A arqueóloga Shlomit Weksler Bdolah explicou que “governador da cidade” era um posto de alta hierarquia política, similar ao de um prefeito. Na Bíblia, é mencionado várias vezes, ainda que até agora nunca houvesse sido encontrada uma prova material que permitisse afirmar a sua real existência.
Além disso, a pesquisadora detalhou que esse selo “fazia parte de um importante documento e era uma espécie de logotipo ou uma pequena lembrança em nome do governador da cidade”. Indo ainda mais longe, a arqueóloga especulou que “provavelmente um dos locais de nossas escavações era o destino desse documento enviado pelo político”.

Fonte: Clarín

Imagem: Israel Antiquities Authority/Clara Amit/Reprodução
nossa fonte: https://seuhistory.com/noticias/descoberta-arqueologica-em-jerusalem-confirma-relato-biblico - acesso em 22/01/2019.
Relacionado com essa matéria temos a publicação pela Traduzca em 03/01/2018 abaixo.
Selo com 2.700 anos é encontrado em Jerusalém em Israel.

Um grupo de arqueólogos israelitas descobriu um selo com aproximadamente 2.700 anos em um edifício na explanada do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém. O selo, com a dimensão de um botão, pode ser uma prova de que existiu um governador na cidade naquela época.
O objeto data do século VI ou VII a.C. e mostra dois homens com vestidos e de mãos dadas com uma espécie de lua entre as mãos. Na imagem, ainda aparece uma frase em hebraico que diz: ao governador da cidade. Frase que só era conhecida através da Bíblia.
Segundo a arqueóloga Shlomit Weksler Bdolah, a descoberta é pouco comum. “A importância da descoberta reside no fato de que até agora só conhecíamos a expressão ‘governador da cidade’ pela Bíblia. E é a primeira vez que encontramos a menção em um contexto arqueológico”.
nossa fonte: https://www.traduzca.com/selo-com-2-700-anos-e-encontrado-em-jerusalem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário