quinta-feira, 12 de abril de 2018

HOLI – Festival Indu de Boas Vindas a Primavera na Índia.



Holika é o nome original do festival hindu mais antigo. O evento é comemorado para dar as Boas Vindas para a Primavera na Índia. Este festival ocorre sempre no mês de março. O festival homenageia o deus Krishna e teve início como uma festa do triunfo do bem sobre o mal. Também promove a renovação dos relacionamentos de todas as castas e classes sociais com música, dança e pó. Os participantes pintam-se e lançam pós coloridos ao ar, chamados Gulal. Neste dia, todas as pessoas são iguais, sem diferenciação e preconceito de castas. Holi, também chamado de Festival das Cores, acontece na Índia, SurinameGuianaTrindadeReino UnidoIlhas Fiji e no Nepal. O principal dia, Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é celebrado por pessoas que atiram água e pó colorido uns aos outros. As pessoas cumprimentam-se dizendo “Holi Hai”. Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai em fim de fevereiro ou março.
No final do festival, efígies de Holika são queimadas e os hindus acreditam que essas cinzas trazem boa sorte. Depois dos folguedos e muitas cores pelo corpo as pessoas se arrumam para encontrar amigos e parentes e trocar doces. Em algumas vilas da Índia, grupos de homens vão de casa em casa cantando e tocando músicas tradicionais, eles ficam nas portas das casas tocando até que o anfitrião traga alguma comida para eles. Tato faz o anfitrião trazer comida, como suja-los com mais tinta.
Os historiadores contam que o Holi acontece muitos séculos antes de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o adorassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Vishnu . Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas foi Holika quem morreu carbonizada por não saber que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. O deus Vishnu reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória de um deus contra o outro e o triunfo da devoção do bem. A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem a partir desta lenda.
Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.

Fontes: oglobo.com, wikipedia,holifestival,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário