quarta-feira, 4 de abril de 2018

Misterioso manuscrito do Mar Morto relata passagem diferente sobre Noé.

A BÍBLIA


Misterioso manuscrito do Mar Morto relata passagem diferente sobre Noé

Um dos mais misteriosos pergaminhos do Mar Morto está sendo exibido pela primeira vez em Israel. Estima-se que a relíquia seja do século I antes de Cristo. Escrito em aramaico, o texto contém do capítulo 5 ao 15 do primeiro livro do Gênesis.

O texto apócrifo foi encontrado em 1947 em uma caverna do deserto da Judeia. O documento traz um trecho da Bíblia que fala sobre Abraão e Noé, mas narrado com diferenças significativas da versão canônica. Ao contrário do Gênesis, o manuscrito conta que Noé fez um sacrifício a Deus ainda dentro da arca. No texto consagrado, o patriarca realiza o sacrifício assim que sai da arca com sua família, após erigir um altar. 
O manuscrito estava guardado em uma câmara climatizada construída especialmente para abrigar os delicados documentos encontrados nas cavernas de Qumran. A relíquia estava em péssimo estado de conservação, por isso nunca havia sido exposta pelo Museu de Israel. Os especialistas lidaram durante anos com a decomposição do texto.
Para não comprometer o frágil manuscrito durante a exposição, os especialistas criaram uma espécie de redoma especial, coberta com um vidro inteligente. O vidro é composto por duas camadas que permitem a passagem de um feixe de luz entre elas. Quando se aperta um botão, o pergaminho fica visível por apenas 30 segundos, mas nunca é iluminado diretamente.
Fonte: El País
Imagem: photostockam/Shutterstock.com
nossa fonte: https://seuhistory.com/noticias/misterioso-manuscrito-do-mar-morto-relata-passagem-diferente-sobre-noe

Nenhum comentário:

Postar um comentário